Lituânia põe em vigor a proibição ao fumo em todos os locais públicos

A Lituânia proibiu o tabagismo em todos os locais públicos – restaurantes, bares e discotecas – devido à nova lei sobre o tabaco que entrou em vigor na segunda-feira (01).

Em virtude da legislação, aprovada pelo Parlamento lituano em maio, os proprietários dos estabelecimentos que permitirem seus clientes ou funcionários fumarem poderão ser multados em até 5.000 litas (1.400 euros, cerca de US$ 1.900). Cerca de 39% dos homens e 14% das mulheres fumam na Lituânia, segundo o escritório nacional de estatísticas.

Resto do mundo – O primeiro país a adotar a proibição nacional ao fumo em locais públicos foi a Irlanda, em 2004. Outros países europeus, como a Itália e a Letônia, vizinha da Lituânia, também proibiram o fumo em locais públicos fechados.

Uma pesquisa realizada em toda a UE – União Européia no fim de 2005 demonstrou que quatro quintos dos cidadãos da UE apóiam a proibição em escritórios, em lojas e em outros lugares públicos fechados.

Apenas 61% das 29 mil pessoas entrevistadas apóiam a proibição em bares. Vinte e sete por cento dos consultados se disseram fumantes, contra 33% em 2002, enquanto a UE tinha 15 membros e não os atuais 27.

A Lituânia foi um dos dez países – a maioria do antigo bloco comunista– a entrar para a UE em 2004. Bulgária e Romênia entraram para a UE na segunda-feira. (Folha Online)