Japoneses criam vacina que combate diversos tipos de câncer

Um grupo de cientistas japoneses desenvolveu uma nova vacina para tratar vários tipos de câncer, independentemente da parte do corpo humano afetada pela doença, informou nesta quinta-feira (11) o jornal econômico “Nikkei”.

A equipe, com médicos da Universidade de Sapporo e da empresa Dainippon Sumitomo Pharma, criou a nova fórmula sintetizando a partir de aminoácidos uma substância chamada peptídeo que faz parte do antígeno HLA-A24, presente na superfície de muitas células cancerígenas.

O HLA-A24 estimula o crescimento de vários tipos de câncer, entre eles os de cólon, pulmão, pâncreas e bexiga, de acordo com o jornal.

A nova vacina multiplica por 20 ou 30 vezes as chamadas “células assassinas T” (killer T cells) que imunizam o ser humano e atacam as células cancerígenas e o antígeno HLA-A24.

Testes clínicos realizados em pacientes com diversos tipos de câncer, como de cólon e de pulmão, demonstraram que a vacina reduz a atividade das células cancerígenas entre 40% e 50%.

Segundo o jornal, as vacinas existentes fora do Japão limitam-se ao tratamento do câncer de útero e outros muito particulares.

A vacina poderá ser utilizada no tratamento e na prevenção da doença, segundo o jornal. Não foi indicado quando ela será comercializada, mas sim que ainda serão realizados testes adicionais este ano. (Folha Online)