Nasce na Hungria o primeiro bebê rinoceronte de proveta

O primeiro rinoceronte concebido por inseminação artificial nasceu no Zoológico de Budapeste, informam autoridades em nota oficial. O bebê, uma fêmea, nasceu na terça-feira, 23, pesando 58 kg.

“A pequenina parece ativa e vital. Uma hora depois de nascer, parou em pé sobre as próprias pernas”, afirma a nota. Segundo o porta-voz do zoológico, Zoltan Hanga, a jovem ainda não tem nome. Segundo Hanga, o zôo procura um patrocinador para o bebê.

A mãe, de 26 anos, chama-se Lulu e não conseguia conceber naturalmente. Um grupo internacional de veterinários realizou a fertilização in-vitro e Lulu ficou grávida, finalmente, em 2005.

Segundo anota, a fertilização foi necessária porque lulu e o macho, Easyboy, “não mostraram atração sexual um pelo outro”. “Em vez disso, os dois desenvolveram uma amizade, como uma relação entre irmãos”.

Após o parto, a mãe mostrou instinto protetor em relação ao bebê, mas não chegou amamentá-lo. O zôo informa que a relutância em dar de mamar é comum com mães rinocerontes inexperientes.

Até que Lulu pegue o jeito, o bebê será alimentado por funcionários do zoológico. (AP/ Estadão Online)