Pará tem a maior área desmatada da Amazônia Legal

O Pará é o Estado com maior área desmatada na Amazônia Legal brasileira – área que compreende regiões do Acre, Pará, Amazonas, Amapá, Roraima, Rondônia, Mato Grosso, Maranhão, Tocantins e Goiás -, revela estudo do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística.

Dos dez municípios com maior área desflorestada, seis encontram-se lá: São Félix do Xingu, Paragominas, Marabá, Santana do Araguaia, Cumaru do Norte e Santa Maria das Barreiras.

Segundo o diretor de Geociências do instituto, Guido Gelli, o desmatamento no sul do Estado tem relação direta com o crescimento do processo de ocupação por meio da pecuária extensiva.

“Como é o local mais ocidental na Amazônia, onde começa a Transamazônica, onde está a região que mais cresceu, é claro que tem a maior área (desmatada)”, disse.

As áreas de maior desflorestamento em termos absolutos no Pará estão localizados ao longo de rodovias federais Transamazônica e o eixo da BR-163, além da PA-150, a leste do Estado.

Por outro lado, o pesquisador lembra que o governo tem aprimorado a conservação ambiental no norte e oeste do Estado.

Em 2005, o desmatamento no Estado correspondeu a 5.763 quilômetros quadrados, o segundo mais expressivo da Amazônia Legal. Mato Grosso liderou o desflorestamento com 7.145 quilômetros desmatados. (Clarisse Spitz/ Folha Online)