Curitiba/PR recebe reunião internacional sobre biodiversidade

Curitiba (PR) vai sediar nos dias 26, 27 e 28 de março a reunião de prefeitos de cinco continentes para a discussão preliminar sobre a COP9, a próxima Conferência das Partes da Convenção sobre Diversidade Biológica. A COP9 vai ser realizada na cidade de Bonn, na Alemanha em 2008. O anúncio sobre a reunião foi feito nesta quinta-feira (25) pelo prefeito Beto Richa (PSDB).

“Depois de sediar a COP8, em 2006, Curitiba mostrou que merece receber os prefeitos para um encontro de tamanha importância. Sabemos que as cidades podem e devem dar a sua contribuição”, afirmou Richa, em nota no site da prefeitura.

A decisão quanto à escolha de Curitiba para sediar a reunião foi tomada pelo prefeito Beto Richa junto com o secretário da Convenção sobre Diversidade Biológica, Ahmed Djoghlaf, durante a COP8.

Segundo a assessoria da prefeitura, são esperados prefeitos de cidades que já foram sede de reuniões da COP, das que são sede de escritórios da ONU – Organização das Nações Unidas e as participantes da rede de cidades ICLEI (Conselho Internacional para Iniciativas Ambientais Locais). São esperadas 150 pessoas, entre organizadores, membros da CDB, prefeitos e técnicos das prefeituras.

Diferente da COP8, a reunião será fechada aos prefeitos convidados, mas a cidade será motivada a envolver-se no debate de questões relacionadas com a biodiversidade. (Gazeta do Povo/PR)