Base brasileira recebe dados da sonda Corot

A estação de satélites científicos do Inpe – Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais já está recebendo dados do telescópio orbital Corot. A missão tem como objetivo procurar planetas semelhantes à Terra (pequenos e rochosos) fora do Sistema Solar.

A base brasileira em Alcântara (Maranhão), é uma das três que recebem sinais da sonda, e está captando dados desde o dia 12, informou o Inpe em comunicado. O telescópio havia sido colocado em órbita em 27 de dezembro.

A estação de Alcântara foi um dos motivos que permitiu ao Brasil fechar o acordo com a França – país que lidera a missão Corot – para entrar no projeto. Os franceses bancaram 70% da construção da sonda, cujo software de funcionamento foi elaborado com a participação de brasileiros.

Os grandes diferenciais da Corot em relação a outros telescópios são sua precisão para medir a intensidade do brilho de estrelas e sua capacidade de observar na mesma direção do céu por longos períodos. Oito universidades brasileiras estão envolvidas em pesquisas que vão analisar dados da sonda. (Folha Online)