Amazônia é tema da Campanha da Fraternidade deste ano

A CNBB – Conferência Nacional dos Bispos do Brasil definiu nesta sexta-feira (9) o tema da Campanha da Fraternidade deste ano. Com o lema Fraternidade e Amazônia, a campanha será lançada em Belém (PA) na Quarta-feira de Cinzas (21). “Na Amazônia, acontecem muitas situações que ferem a fraternidade”, afirmou o secretário-geral da CNBB, dom Odilo Pedro Sherer.

“O descuido com o ambiente, a exploração voltada para o lucro e benefício privado não leva em conta o interesse público”, lista Sherer, em entrevista coletiva após a 62ª reunião Ordinária do Conselho Permanente da CNBB. Segundo ele, os bispos querem “ações que possam sensibilizar as autoridades diante da responsabilidade do Brasil em relação à Amazônia”.

Sherer informou que a campanha vai abordar temas como desmatamentos, povos indígenas, e a migração das pessoas para o centro urbano do estado. Como é feito em todos os anos, ao final da campanha será feita uma coleta de alimentos e roupas para ajudar as pessoas carentes. “As questões na Amazônia são vistas a partir da ótica da solidariedade. As populações que vivem na região não podem ficar na penúria”.

“Nós queremos que todos se reconheçam responsáveis pelo futuro social e pelo meio ambiente que afeta de modo especial o pulmão do mundo que é a Amazônia”, acrescentou o presidente da CNBB, dom Geraldo Majella Agnelo. (Bárbara Lobato/ Agência Brasil)