Ibama fecha gruta “Poço Encantado”, na Bahia

A Gruta Poço Encantado – um dos principais endereços turístico da Chapada Diamantina, que recebe anualmente de 12 a 15 mil turistas – foi interditada na última terça-feira (06), durante uma operação conjunta realizada por agentes do Escritório Regional do Ibama em Seabra e do Parque Nacional da Chapada Diamantina, em atendimento à denúncias do Cecav – Centro Nacional de Estudo, Pesquisa e Manejo de Cavernas.

Além do fechamento da gruta, os agentes autuaram o “guardião do Poço Encantado”, Miguel Jesus da Mota, que recebeu uma multa no valor de R$ 50 mil.

Segundo os agentes que lavraram o auto, Miguel foi autuado por “alterar o aspecto ou estrutura da edificação ou local especialmente protegido por lei, ato administrativo ou decisão judicial, em função do seu valor ecológico, promovendo construção de escadaria de alvenaria em todo trecho de visitação da gruta do poço encantado, no município de Itaetê, sem autorização do órgão ambiental competente, contrariando a legislação vigente”.

O descumprimento à legislação ambiental, em especial a portaria Ibama 015/2001, que regulamenta o uso turístico das cavernas da Chapada Diamantina, poderá levar ao fechamento outros empreendimentos turísticos na área do Parque Nacional da Chapada Diamantina, o que provocaria um grande prejuízo ao setor turístico no Estado da Bahia.

Nesse momento, o Cecav está programando uma reunião com gestores ambientais do Ibama, SEMARH, Bahiatursa e representantes de empreendimentos turísticos da Chapada Diamantina, à fim de, juntos, encontrarem caminhos que possam resultar na elaboração dos devidos Planos de Manejo Espeleológicos, documento necessário para o licenciamento ambiental do uso das cavernas. (Ibama)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5