Vacina contra gripe protege também contra trombose

Estudo francês apresentado no Congresso da Associação Americana do Coração, em New Orleans, nos Estados Unidos, demonstra que pessoas vacinadas contra gripe têm risco menor de desenvolver trombose venosa.

Após avaliarem os registros de internação de mais de 1400 adultos atendidos em 11 centros hospitalares franceses, os pesquisadores puderam a estabelecer a relação entre vacinação contra a influenza e casos de trombose.

Para diminuir as chances de erros estatísticos, somente foram incluídos pacientes que apresentavam trombose venosa pela primeira vez e pacientes portadores de câncer – fator de risco para trombose – foram excluídos do estudo.

Evidências científicas anteriores já haviam mostrado que a vacinação contra a gripe é benéfica para pacientes cardiopatas. O efeito da vacinação parece ir além da diminuição das complicações pulmonares que agrava os problemas cardíacos.

No grupo estudado na França, a diminuição do risco de ocorrência de trombose venosa entre as pessoas que foram vacinadas é de 24%. Mesmo após o ajuste estatístico para outros fatores como idade, sexo e presença de varizes, o efeito protetor da vacina se manteve no mesmo nível.

Essa é mais uma pesquisa que comprova que a vacinação é uma ferramenta importante, não apenas na estratégia de prevenção de doenças, bem como no controle dos custos da saúde. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags