Produtores rurais emprestam tratores e caminhões para combater a dengue

Produtores rurais de São Gabriel do Oeste (MS) estão ajudando a combater o mosquito transmissor da dengue. A batalha começa no campo.

Depois da chuva, Waldir Grimm, produtor rural há 30 anos, percorre a fazenda para eliminar possíveis criadouros do mosquito Aedes aegypti. “A gente sabe que as consequências são drásticas, até com a possibilidade de óbito. A preocupação com os funcionários e com a nossa saúde é permanente”, disse.

Foi pensando no coletivo que ele chamou os amigos e, juntos, foram para a cidade. Emprestaram seis tratores, 20 caminhões e força de vontade para acabar com o risco de uma nova epidemia. No verão de 2007, o município chegou a registrar 400 casos de dengue. Este ano, até agora, há apenas um caso suspeito.

Durante 15 dias, a população foi avisada e orientada a juntar todo o lixo e deixar tudo em frente das casas. Os moradores entenderam o recado. Há vários montinhos, com pedaços de madeira e garrafas de plástico, espalhados pela cidade.

Nas ruas, as máquinas tiram tudo que encontram. Em apenas um dia, são quase 200 caminhões de entulho e lixo. Quem não pode emprestar máquinas e equipamentos também participou do mutirão. Teve gente que doou combustível, transportou lixo e pagou trabalhadores para fazer a coleta. Outros organizaram os voluntários. (Fonte: G1)