Crianças entram no ritmo do Carnaval em oficinas de reciclagem

Da latinha, vem o som da reciclagem. De um antigo cartaz, surgem os contornos de uma máscara, que recebe enfeites recicláveis. Para se refrescar do calor, os sucos e vitaminas são feitos com aproveitamento integral dos alimentos. Nesta semana, o Centro Mineiro de Referência em Resíduos (CMRR), localizado na região Leste de Belo Horizonte, dá as dicas do consumo consciente no ritmo do carnaval. As oficinas acontecem nos dias 18 a 20 de fevereiro, das 9h30 às 11h, para a criançada de 7 a 11 anos. As inscrições são gratuitas.

Serão promovidas três atividades, coordenadas por educadores e nutricionistas do CMRR. Nesta quarta-feira (18), a oficina tem como tema instrumentos musicais. Em meio às batidas das latinhas, o conceito do reaproveitamento dos materiais será colocado em prática pelos pequenos foliões. No dia 19, a criançada vai entrar na folia com as máscaras confeccionadas com material reciclável. “Enquanto pulam carnaval, as crianças terão a oportunidade aprender sobre a importância da redução da geração do lixo, do reaproveitamento e da reciclagem. Queremos mostrar que é possível se divertir preservando o meio ambiente”, afirma a gestora ambiental e coordenadora das oficinas, Gelma Alcântara.

Na programação, a última oficina acontece na Cozinha Experimental do CMRR. “Depois das brincadeiras, é hora de repor as energias. Nada melhor do que sucos e vitaminas, mas sem jogar as cascas fora”. Na preparação das receitas, os participantes aprenderão sobre nutrição com o aproveitamento integral dos alimentos. “O nosso samba enredo será não desperdiçar”, completa Gelma.

Ainda há vagas para as oficinas de Carnaval CMRR. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail cmrr@cmrr.mg.gov.br ou pelo telefone (31) 3465.1226. O Centro Mineiro de Referência em Resíduos está localizado na rua Belém, 40 (esquina com avenida dos Andradas), Esplanada. Mais informações no site www.cmrr.mg.gov.br. (Fonte: Centro Mineiro de Referência em Resíduos)