Consumidores trocam lixo reciclável por descontos na conta de luz no Ceará

Mais de cem mil consumidores de energia elétrica do Ceará estão trocando lixo reciclável por descontos na conta de luz.

O auxiliar de serviços gerais, José Filho, traz lixo reciclável de casa e da empresa onde trabalha . “É uma pequena quantia, mas que dá para comprar uma merenda, um lanche para criança”, afirma.

Os consumidores que se cadastram recebem um cartão que transforma em desconto o valor do material recolhido. A quantia é calculada na hora, mas algumas pessoas não pensam no dinheiro.

“É mais para reciclar mesmo, para ajudar o meio ambiente. Não é nem tanto pelo desconto”, diz a dona-de-casa Ravani Ramos de Oliveira.

Em dois anos, a concessionária de energia elétrica do ceará arrecadou cinco mil toneladas de material reciclável.

“Para clientes de baixa renda que pagam sua conta de energia ou para clientes que não precisam deste dinheiro, o que importa para nós é a quantidade de resíduos recolhidos, tirados do meio ambiente”, afirma o coordenador do projeto, Odailton Arruda.

Os consumidores ainda podem doar o valor do material trazido para uma instituição de caridade. O material arrecadado é usado por mais de 20 indústrias.

“O jornal vai para uma indústria que faz caixas de ovos. No caso da garrafa pet, faz cano para construção civil”, afirma o gerente da usina de reciclagem, Rodrigo Braga.

A diarista Maria de Jesus Gomes aproveita o trabalho para juntar os materiais recicláveis. Ela conseguiu zerar a conta de luz e passar adiante a consciência ambiental. “Eu trago das casas das minhas patroas”, diz. (Fonte: G1)