Governo fará concurso para contratar mil fiscais para a Amazônia

O ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) disse nesta terça-feira (3) que o governo fará concurso para contratar mil fiscais ambientais para a Amazônia.

Minc se reuniu com o ministro Paulo Bernardo (Planejamento) que autorizou a realização das provas e determinou a elaboração dos editais pelo Ibama e pelo Instituto Chico Mendes, que receberão, respectivamente, 550 e 450 fiscais.

O presidente do Ibama, Roberto Messias, disse que os editais serão lançados nos próximos meses e que os aprovados serão convocados ainda este ano.

“É para acabar com aquela historia de unidade de conservação na Amazônia com duas pessoas tomando conta porque aí, realmente, não consegue”, completou o ministro.

Segundo o ministro, no próximo concurso da Polícia Federal serão contratados mil policiais para atuarem especificamente na Amazônia, com a questão do meio ambiente.

Na segunda-feira (2), Minc e o ministro Tarso Genro assinaram portaria criando a Cica (Comissão Interministerial de Combate aos Crimes Ambientais) que, segundo Minc, atuará como um ‘Copom (Comitê de Política Monetária) do desmatamento’ decidindo em conjunto quais as ações que o governo tomará para combater a retirada ilegal de árvores da Amazônia. (Fonte: Lorenna Rodrigues/ Folha Online)