Astronautas da ISS fazem caminhada espacial não prevista

A tripulação permanente da Estação Espacial Internacional (ISS, em inglês) realizará uma caminhada não prevista, inicialmente para instalar no exterior do módulo russo Zvezda um dispositivo científico europeu, informou na terça-feira (3) um porta-voz do Centro de Controle de Voos Espaciais (CCVE) da Rússia.

“Durante toda esta semana, o comandante da 18ª missão, Michael Fincke, e o engenheiro de bordo, Yuri Lonchakov, prepararão a saída ao espaço. A data ainda não foi fixada, mas a caminhada será realizada imediatamente depois do Dia da Mulher, 8 de março”, disse o porta-voz, citado pela agência russa “Itar-Tass”.

Os astronautas tentarão pela segunda vez instalar no exterior do módulo “Zvezda” um dispositivo científico para a realização do experimento Expose-R.

Este projeto, com a participação da Agência Espacial Europeia (ESA) e da Roscosmos (agência espacial russa), tem como objetivo tentar entender melhor o comportamento da matéria orgânica no vazio do espaço.

Na primeira tentativa, realizada durante uma saída ao espaço em 23 de dezembro, os astronautas detectaram uma falha técnica no dispositivo após a instalação, por isso decidiram desmontá-lo naquela mesma caminhada.

Além disso, Fincke e Lonchakov deverão realizar várias tarefas de caráter técnico que ficaram pendentes na caminhada anterior, assim como o experimento científico Panorama, para a supervisão do estado do casco e dos elementos de construção do segmento russo da plataforma orbital. (Fonte: Folha Online)