Ar da Bulgária é o mais poluído da Europa

O ar da Bulgária é o mais poluído de toda a União Europeia, disse o ministro do meio ambiente e água em relatório divulgado na última semana.

Com o índice de poluição em torno de 55 microgramas por metro cúbico – comparado com a média de 30 no resto da Europa e o índice considerado “normal” de 40 -, o ar búlgaro toma a primeira posição dentre os países mais poluídos da União Europeia, afirma o relatório.

Boa parte da culpa pelo alto índice de poluição é o grande número de automóveis velhos que circulam pela Bulgária sem conversores catalíticos (localizados no cano do escapamento, eles são reatores que transformam gases tóxicos produzidos pelo motor em substâncias menos agressivas ao ambiente).

Outra questão que compromete o ar do país é a falta de restrições impostas a carros de segunda mão importados da Europa Ocidental.

Além disso, o aquecimento central e o aquecimento de gás é usado primeiramente em grandes cidades, enquanto municípios menores e vilas ainda contam com lareiras.

A cidade de Pernik, que abriga diversas indústrias metalúrgicas, é a cidade mais poluída da bulgária, de acordo com o relatório. O local concentra 92 microgramas de poluição por metro cúbico.

Em Plovdiv, a segunda maior cidade do país, o índice de poluição é de 70,9 microgramas.

Na capital Sofia, onde mora um entre quatro búlgaros, o índice varia entre 55 e 62.

De acordo com as novas estratégias de proteção ao meio ambiente do país, a Bulgária espera diminuir a poluição impondo à União Europeia novas regras com relação aos automóveis e indústrias. (Fonte: Folha Online)