Príncipe Charles diz que debate sobre recessão coloca ambiente em segundo plano

O príncipe Charles, herdeiro do trono britânico, disse nesta quinta-feira (12) que os problemas ambientais têm ficado em segundo plano nas discussões sobre a crise econômica. Charles e sua mulher, a duquesa de Cornualha, Camilla Parker Bowles, chegaram na quarta-feira (11) ao Brasil e nesta quinta participaram de evento no Rio.

“Enquanto a economia mundial se direciona cada vez mais para uma recessão, fica cada vez mais fácil perder a visão de um plano maior e cometer o pecado, como dizemos em inglês, de não ver a floresta por ficar a olhar somente nas árvores”, disse Charles.

Segundo ele, problemas importantes podem deixar de ser enfrentados, entre eles as mudanças climáticas.

“Estamos em um momento decisivo da história mundial. Estamos enfrentando uma série de desafios tão grandes que podemos, talvez, sermos perdoados por sentirmos que são muito grandes para serem enfrentados.”

“O maior desafio da humanidade é encontrar meios de, simultaneamente, procurar benefícios econômicos e ao mesmo tempo protegermos a natureza, que no final das contas será a segurança para toda a nossa atividade econômica”, afirmou o príncipe.

Durante palestra, o príncipe britânico também relembrou a visita que fez ao Brasil em 1991, um ano antes da Conferência Eco-92. “Lembro do discurso que fiz para líderes empresariais no ano anterior à conferência. Lembro que em tempos de recessão a proteção ambiental não pode ser um luxo.” (Fonte: Folha Online)