Água de Marte é salgada, dizem cientistas

Pesquisadores disseram, na terça-feira (17), que a água em forma líquida descoberta junto à sonda espacial Phoenix, em Marte, é salgada e poderia estar presentes em outros lugares do planeta.

“Há muitas provas que mostram que a água salgada pode ser comum em Marte”, disse o geocientista brasileiro Nilton Rennó, professor do Departamento de Ciências Atmosféricas, Oceânicas e Espaciais da Universidade de Michigan, nos Estados Unidos.

Rennó, que integra o grupo de cientistas encarregado das operações da Phoenix, afirma que esta é a primeira vez que foi detectada e fotografada água líquida fora da Terra.

“A água líquida é um ingrediente essencial para a vida. Esta descoberta tem implicações importantes para muitas áreas, incluindo a possibilidade de haver vida em Marte”, disse.

Os cientistas achavam que a água existia no planeta apenas em forma de gelo ou vapor, devido às condições de temperatura e pressão. Mas, conforme noticiou a Folha Online em agosto de 2008, Rennó interpretou as imagens da sonda como sendo de líquido. A alta concentração de sais é o que permitiria à água marciana ser líquida em baixas temperaturas.

A Phoenix chegou a Marte em maio de 2008, e transmitiu dados à Terra até o início de novembro. Os cientistas, no entanto, seguem analisando as informações obtidas pela sonda. (Fonte: Folha Online)