Ibama tenta recuperar grutas e cavernas em São Tomé das Letras/MG

Um projeto do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis (Ibama) em parceria com o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade tenta liberar a visitação nos principais pontos turísticos de São Tomé das Letras (MG). As grutas e as cavernas foram embargadas pelo instituto e só voltarão a receber visitas depois que passarem por adequações.

Além das belezas naturais encontradas facilmente na região, São Tomé das Letras também é conhecida pelo potencial turístico em seu subsolo, com diversas grutas espalhadas pelo município.

“As grutas têm suas particularidades, com várias lendas e histórias. Elas agregam muito à cidade, como um dos principais atrativos para visitação”, diz o guia turístico Evaldo Medeiros. A gruta do Carimbado, por exemplo, é formada por um estreito corredor revestido por uma parede argilosa que é grande fonte de pesquisas.

“Nós viemos avaliar como está a situação da visitação turística em São Tomé das Letras, nas grutas, e estabelecer regras para que as visitas continuem acontecendo sem que haja risco para o visitante e para as cavidades”, afirma Flávio Gomes, analista ambiental do Ibama.

Todos os aspectos serão analisados e depois será criado um plano de manejo para ser implantado pela prefeitura. “As condições das grutas estão sendo avaliadas e nós acreditamos que as diretrizes que forem passadas serão tomadas”, afirma o secretário municipal de turismo Evaldo dos Reis.

Atualmente, nenhuma das grutas da cidade poderia receber visitantes. O plano de manejo é obrigatório nesses locais. “Se não houver controle, ocorre a degradação e a gruta deixa de ser um atrativo”, diz Gomes. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5