Governo do Amapá prepara plano para combater o desmatamento

Serão realizadas em todo o Estado pré-oficinas para debater o Plano de Prevenção e Controle do Desmatamento do Estado do Amapá (PPCDAp). O plano é uma exigência do Ministério do Meio Ambiente a todos os Estados que compõem a Amazônia Legal para que tenham acesso ao Fundo Amazônia, criado e gerido pelo Branco Nacional do Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES). No Amapá, os debates começarão na próxima terça-feira (7) em Oiapoque.

A elaboração do PPCDAp deve contar com a participação de segmentos sociais, governamentais e não-governamentais, além da iniciativa privada. O coordenador do Grupo de Trabalho (GT), formado por diversas secretarias de Governo e parceiros do Ministério do Meio Ambiente (MMA), WWF e a Agência de Cooperação Alemã (GTZ), será o técnico da Secretária de Meio Ambiente (Sema), Dimitrius Gabriel.

Com a entrega do plano ao MMA, o Estado poderá solicitar recursos do Fundo Amazônia, que é destinado a prevenção, monitoramento, combate ao desmatamento e promoção da conservação e do uso sustentável das florestas do bioma Amazônia. As informações são do jornal Diário do Amapá. (Fonte: Amazônia.org)