Centenas são voluntários para teste de vacina nos EUA

Centenas de americanos apresentaram-se como voluntários em oito cidades para receber doses experimentais de vacina contra a gripe suína, numa corrida para lançar o produto antes que tenha início o outono no hemisfério norte.

Sharon Frey, que está chefiando o teste financiado pelo governo na Universidade de Saint Louis, disse que os cientistas estão trabalhando à noite e nos finais de semana para organizar os estudos e recrutar voluntários.

“Normalmente, leva um ano para fazer isso”, disse ela, uma especialista em doenças infecciosas. “Posso dizer que esta,os trabalhando em velocidade máxima”.

Cerca de 2,8 mil pessoas participarão dos estudos governamentais. A Universidade de Saint Louis testará 200 adultos e 200 crianças. Também estão em andamento, separadamente, estudos executados por cinco empresas privadas.

Autoridades sanitárias esperam ter 160 milhões de doses disponíveis para entrega a partir de setembro.

Os estudos testarão a eficiência e a segurança de vacinas desenvolvidas por fabricantes e ajudarão a determinar a dosagem adequada e se a nova vacina poderá ser paliçada em combinação com a vacina para gripe comum.

Os participantes receberão diferentes combinações de duas vacinas para a gripe suína, feitas pelos fabricantes Sanofi Pasteur e CSL Limited, além de uma vacina para gripe comum.

Os dados serão entregues para análise da Administração de Drogas e Alimentos (FDA), órgão o governo federal. (Fonte: Estadão Online)