Reservatórios de hidrelétricas apresentam melhores níveis em dez anos

Até o fim deste mês, os níveis de armazenamento nos reservatórios das hidrelétricas do país deverão ser os melhores dos últimos dez anos, em todas as regiões. De acordo com o Operador Nacional do Sistema (ONS), pelo cenário atual não há necessidade de geração térmica complementar.

Os dados foram apresentados na segunda-feira (17) durante reunião do Comitê de Monitoramento do Setor Elétrico (CMSE). Segundo o ONS, ao final do mês de agosto, os níveis dos reservatórios deverão chegar a 72,7% nas regiões Sudeste e Centro-Oeste, 88,7% no Sul, 75,9% no Nordeste e 66,1% no Norte.

A região Sul registrou precipitações excepcionais, elevando a energia média nas primeiras semanas de agosto para 19.304 megawatts médios, valor muito superior ao do período da estiagem de maio,que foi de 2.200 megawatts médios.

Durante a reunião o Ministério de Minas e Energia apresentou um balanço das obras de expansão da geração e transmissão no país. Na geração, até julho deste ano, foram incorporados ao Sistema Interligado Nacional (SIN) aproximadamente 1.186 megawatts de capacidade. Na transmissão, no mesmo período, foram instalados 1.401 km de linhas de transmissão. (Fonte: Sabrina Craide/ Agência Brasil)