SP entra em estado de atenção por baixa umidade do ar

A Defesa Civil de São Paulo decretou no início da tarde desta segunda-feira (7) estado de atenção na cidade por causa do baixo índice de umidade do ar: 30% às 13h30. O Centro de Gerenciamento de Emergências da Prefeitura (CGE) registrou, às 16h, que esse índice estava ainda mais baixo: 25%.

Apesar disso, tanto o CGE como a Defesa Civil informaram que a umidade relativa do ar deve subir a partir de 18h quando começa a anoitecer. Segundo a Defesa Civil, entre 30% e 20% de umidade relativa do ar já é considerado estado de alerta. Abaixo disso, é emitido o alerta máximo.

O meteorologista Michael Pantera, do CGE, disse que o tempo seco desses dias favorece o aparecimento da faixa cinza de poluição na cidade. “Não temos previsão de frente fria com chuva e vento para limpar o ar”, explicou ele. A previsão é que a massa de ar polar fique em São Paulo até o fim da semana.

Segundo as medições da Companhia Ambiental do Estado de São Paulo (Cetesb), por volta de 16h, 12 das 20 estações da região metropolitana registravam índice de qualidade do ar regular. (Fonte: G1)