Maré negra tem vazamento de até 40 mil barris diários

Até 40 mil barris de petróleo podem estar vazando diariamente da base da plataforma da BP (British Petroleum) que explodiu no Golfo do México, afirmaram autoridades americanas nesta quinta-feira (10), mais que o dobro das previsões anteriores.

“A menor estimativa que estamos prevendo e que os cientistas pensam ser possível é provavelmente de 20 mil barris, e a maior é de pouco mais de 40 mil”, afirmou à imprensa Marcia McNutt, diretora do Instituto Geológico americano e responsável por uma equipe que avalia as consequências do vazamento.

Os dados – coletados antes da instalação, no dia 3 de junho, de um sistema de contenção do petróleo – apresentam mais que o dobro da previsão anterior, que era de 12 a 19 mil barris por dia.

O almirante Thad Allen, comandante da Guarda Costeira americana, responsável por supervisionar as ações após o pior desastre de petróleo da história dos Estados Unidos, afirmou que o mecanismo de contenção capturou mais de 15 mil barris em 24 horas. Futuramente, esperam coletar até 28 mil barris por dia.

Houve temores antes da tubulação ser cortada de que a operação poderia piorar o vazamento em 20%, embora o secretário do Interior, Ken Salazar, tenha afirmado na quarta-feira que as chances eram provavelmente de 4 a 5%. (Fonte: G1)