Novo sistema de contenção de óleo da BP começa a funcionar

A empresa petrolífera BP começou nesta quarta-feira (16) a coletar óleo usando um segundo sistema de contenção que deve aumentar a capacidade de captura no golfo do México.

A empresa está agora bombeando óleo por meio de tubos e mangueiras para um novo navio que processa e queima a mistura de óleo e gás capturada.

No final de maio, a empresa colocou um ‘funil’ de contenção sobre o poço. Esse primeiro sistema, com capacidade para 18 mil barris diários, estava capturando cerca de 15 mil barris por dia.

O segundo dispositivo instalado nesta quarta-feira, conhecido como Q4000, pode coletar 28 mil barris.

No total, a estratégia de contenção que a BP desenvolveu a pedido do governo americano prevê a expansão da capacidade de captura de petróleo para 53 mil barris diários no final de junho e para 80 mil barris até meados de julho.

A vazão de óleo no golfo do México está estimada entre 35 e 60 mil barris por dia. Isso representa um aumento significativo em relação à estimativa anterior, de entre 20 e 40 mil barris por dia.

Em litros, representa entre 5,5 e 9,5 milhões de litros de petróleo vazando por dia no golfo do México, segundo os novos cálculos, e representa até 3,1 milhões de litros a mais do que o governo norte-americano estava calculando até agora. (Fonte: Folha.com)