Cientistas lançam campanha na mídia para apoiar uso ético de cobaias

Entidades científicas brasileiras lançaram nesta quarta-feira (23) uma campanha publicitária apoiando o uso de cobaias em pesquisas.

A aprovação de lei 11.794/2008, que regulamentou a experimentação animal após 13 anos de debates, ainda não eliminou, segundo as organizações, o desconhecimento da importância das cobaias para desenvolver medicamentos, vacinas, cirurgias e a própria medicina veterinária.

Antes da lei 11.794, a comunidade científica sofria com a falta de regulação e investimento, além de ser alvo frequente de grupos de defesa dos animais e de políticos.

A lei criou o Conselho Nacional de Controle da Experimentação Animal (Concea), que regulamenta o uso de animais para pesquisa e estabelece critérios éticos.

O órgão é presidido pelo Ministro de Ciência e Tecnologia e integrado por representantes de outros ministérios e de órgãos como a Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, sociedades científicas e o Colégio Brasileiro de Experimentação Animal.

A norma também determinou que as instituições de pesquisa criem comissões internas de ética no uso de animais (Ceua’s) que regulamentam a prática em cada centro de pesquisa. As Ceua’s são formadas por especialistas e representantes de entidades protetoras dos animais. (Fonte: G1)