Frio de 3 graus mata rebanho de gado em Mato Grosso do Sul

O Mato Grosso do Sul registrou na sexta-feira (16) a temperatura mais baixa do ano: 3 graus. Foi tanto frio, que o rebanho bovino de propriedades do sul do Estado não suportou.

Os animais de uma fazenda, no município de Antônio João, fronteira com o Paraguai, não resistiram às baixas temperaturas: 79 bois morreram por causa do frio. Em poucas horas, o fazendeiro perdeu 25% do rebanho.

Segundo as técnicas da Agência de Defesa Sanitária, que vistoriaram a propriedade, os animais da raça nelore não têm muita resistência ao frio, ainda mais quando ele vem de repente, como aconteceu esta semana. Na segunda-feira (12), calor de 32 graus. Nesta sexta, 3 graus, com sensação térmica de 2 negativos.

“Com a queda na temperatura, uma bactéria toma conta dos animais e provoca a morte”, explica a técnica da agência, Angelaine Fernandes Flores.

Prejuízo no campo e também na cidade. A falta de visibilidade provocou o fechamento do aeroporto de Campo Grande – 45 voos foram cancelados. Cansados de esperar, alguns passageiros chegaram a dormir do chão.

Nas rodovias, o nevoeiro provoca uma situação de alerta à noite. Na BR-262, que liga o Mato Grosso do Sul a São Paulo, a visibilidade era muito reduzida. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) orienta que os motoristas redobrem os cuidados. (Fonte: G1)