Reino Unido anuncia novo centro de observação do espaço

O Reino Unido inaugurará um novo centro dedicado à observação da Terra a partir do espaço, que estará situado no Centro Internacional de Inovação Espacial (ISIC, na sigla em inglês) no sudeste da Inglaterra.

O centro será inaugurado em abril de 2011 em Harwell, no condado de Oxfordshire, e o objetivo é reunir todos os conhecimentos que possam obter em matéria de observação terrestre além de fazer um acompanhamento dos satélites, segundo foi anunciado nesta quarta-feira (21) na feira aeronáutica de Farnborough.

Esse centro recolherá dados ambientais como os efeitos do desmatamento e analisará toda a informação procedente do espaço que possa ajudar os cientistas em tarefas ambientais.

Segundo o professor Alan O’Neill, diretor do centro nacional para a observação terrestre, citado pela ‘BBC’, ‘juntando o melhor de nossa ciência de base espacial com os pesquisadores do setor industrial aspiramos desenvolver inúmeras aplicações’.

No centro trabalharão até 40 cientistas, muitos dos quais com a missão de reunir e apresentar toda a informação enviada pelos satélites de observação ambiental.

Os dados estarão à disposição dos cientistas de todo o mundo e do público em geral. (Fonte: Folha.com)