China se prepara para lançar sua segunda sonda lunar na sexta-feira

A China pode lançar a segunda sonda lunar na sexta-feira (1º), dia em que o país comemora o 61º aniversário do regime comunista, informa a imprensa oficial.

Os técnicos realizam os últimos testes na base espacial de Xichang, na província de Sichuan, sudoeste da China, e as previsões meteorológicas para o fim de semana são favoráveis, de acordo com o jornal “China Daily”.

A missão Chang’e-2 integra o ambicioso programa espacial chinês, que pretende enviar um astronauta à Lua até 2020.

A Chang’e-2 deve executar testes para preparar o lançamento em 2013 de uma nave sem tripulação que será responsável por colocar na superfície da Lua um veículo teleguiado, o Chang’e-3.

A China lançou a primeira sonda lunar em outubro de 2007.

Se o lançamento acontecer na sexta-feira, a missão coincidirá com o aniversário da tomada de poder pelos comunistas na China.

Em 1º de outubro de 1949, Mao Tse Tung proclamou na praça Tiananmen (Paz Celestial) de Pequim a República Popular da China.

No ano de 2003, a China se tornou, depois da Rússia e dos Estados Unidos, o terceiro país a enviar um homem ao espaço.

Em setembro de 2008, durante a missão Shenzhou VII, um “taikonauta”, como os chineses denominam os astronautas, fez uma saída ao espaço, confirmando assim os avanços do país na conquista espacial. (Fonte: G1)