Unesco realizará reunião internacional sobre águas subterrâneas

A Unesco realizará uma conferência internacional na qual cerca de 400 pessoas analisarão a situação dos recursos aquíferos além das fronteiras, um novo campo de legislação que desenvolve as Nações Unidas, informou nesta quinta-feira (2) a organização.

Prevista para ser realizada em Paris entre 6 e 8 de dezembro, a reunião vai explorar os desafios surgidos desde que a ONU aprovou em 2008 uma resolução sobre o “direito dos aquíferos além das fronteiras”, entre os quais estão contabilizados os recursos subterrâneos, que representam 96% das reservas de água doce do planeta.

Cientistas, juristas, pesquisadores e diplomatas, entre outros, vão explorar os diferentes mecanismos para tramitar a água doce subterrânea e transnacional, acrescentou em comunicado a Unesco.

Trata-se de um encontro com o objetivo de preparar a próxima sessão da Assembleia Geral da ONU em 2011, sobre a possível adoção de uma convenção sobre a água transnacional, acrescentou a organização com sede em Paris.

Além disso, a reunião Aquíferos além das fronteiras: desafios e perspectivas revisará o estoque do primeiro mapa desse tipo de recursos, publicado há dois anos pela Unesco.

A reunião da próxima semana conta com o apoio da IAH (Associação Internacional de Hidrogeologistas) e do Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente. (Fonte: Folha.com)