Nasa adia para sábado lançamento de naves à Lua

A agência espacial norte-americana (Nasa) adiou para sábado (10) o lançamento de naves espaciais não tripuladas – com um custo de US$ 500 milhões – para orbitar a Lua, medir seu campo gravitacional e elaborar um mapa sem precedentes do interior do satélite da Terra.

A equipe de lançamento informou nesta sexta-feira (9) que precisa de mais tempo para concluir as revisões técnicas depois das operações de abastecimento de combustível do foguete Delta II, que transportará as naves de Recuperação de Gravidade e Laboratório Interno (Grail, na sigla em inglês).

“O adiamento dará à equipe de lançamento um tempo adicional para revisar os dados”, afirma a Nasa em um comunicado. No sábado serão duas janelas de lançamento, às 9h29 e às 10h08 (horário de Brasília), na base da Força Aérea em Cabo Canaveral, na Flórida.

Fortes ventos obrigaram o adiamento da primeira tentativa de lançamento na quinta-feira.

Os pesquisadores esperam que a missão Grail responda a algumas das incógnitas sobre o lado escuro da Lua, que os humanos jamais exploraram, e também forneça dados sobre como foram formados os planetas rochosos como a Terra, Vênus, Marte e Mercúrio.

As naves gêmeas devem alcançar a órbita polar da Lua no final do ano e girarão em torno do satélite terrestre durante três meses, utilizando a cartografia da gravidade para revelar seu interior do astro. (Fonte: G1)