Inmet: não deve chover no DF pelos próximos oito dias

A Defesa Civil do Distrito Federal informa que identificou sinais de aumento da umidade relativa do ar. Apesar disso, o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) alerta que não há previsão de chuva para os próximos oito dias. Devido à seca e aos incêndios florestais que atingem a capital do país, o governo do DF decretou situação de emergência. Não chove em Brasília há 98 dias.

Segundo o Inmet, a umidade relativa do ar ficou na sexta-feira (16) entre 75% e 25%, e a temperatura variou entre 16 graus Celsius (ºC) e 28ºC.

O governo local informou que mais de 35 mil hectares de floresta já foram incendiados, resultando em fuligem e poluição do ar.

O decreto, assinado pelo governador Agnelo Queiroz e publicado na edição de na quinta-feira (15) do Diário Oficial do DF, facilita a aquisição de insumos de combate a incêndios, como máscaras, abafadores e bombas costais, por secretarias de estado e pelo Corpo de Bombeiros. O decreto estabelece um prazo inicial de 60 dias. (Fonte: Pedro Peduzzi/ Agência Brasil)