Carga ilegal de pescado apreendida em Operação Anaiam no Amazonas

Mais de meia tonelada de pescado ilegal e outros animais silvestres foram apreendidos pelo Instituto de Proteção Ambiental do Amazonas (IPAAM) durante a ‘Operação Anaiam’ no Rio Purus e no Rio Japurá.

A operação realizada nas Reservas de Desenvolvimento Sustentável Piaguçu-Purus e Amanã, entre os dias 3 e 11 de outubro, resultou na apreensão de 503 quilos de pescado ilegal.

Além do pescado ilegal, entre eles pirarucu seco e fresco, tambaquis, surubins e capararis, também foram confiscados 17 quelônios, 3 quilos de carne de queixada, 5 quilos de carne de peixe-boi e 12 ovos de marreco.

A missão de combate à pesca e caça ilegal contou com ajuda do Batalhão Ambiental (PM-AM) e da Delegacia do Meio Ambiente (DEMA).

12 autos de infração e 17 termos de apreensão foram aplicados aos proprietários das embarcações que transportavam a carga ilegal. As multas somaram mais de 71 mil reais.

Os bens perecíveis foram doados para comunidades ribeirinhas carentes de Tefé, distante 520 km de Manaus, e Iranduba, distante 22km da capital. (Fonte: G1)