Vacinação contra aftosa começa no próximo dia 1° de novembro em MS

Começa no próximo dia 1º de novembro a campanha de vacinação contra a aftosa em Mato Grosso do Sul. Nas regiões do planalto e fronteira, pecuaristas têm até o dia 30 do mesmo mês para imunizar o rebanho contra a doença. No Pantanal esse período foi estendido até 15 de dezembro.

As doses começaram a ser vendidas aos criadores na última quarta-feira (26) e cada uma custa em torno de R$ 1,35. A previsão é que 22 milhões de cabeças de gado sejam vacinadas no estado. A declaração de que a vacinação foi feita será enviado pela internet neste ano, até 15 dias depois da imunização.

De acordo com a diretora presidente da Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (Iagro), Marisa Cristina Carrijo, o foco da febre identificado no Paraguai não vai mudar o esquema de imunização. “A região de risco, que é aquela área de assentamentos de linha de fronteira, de indígena, de gado de periferia de cidade da linha de fronteira, iniciou a vacinação há 15 dias e já está finalizando”, afirma.

O pecuarista Paulo Lemos dividiu o rebanho em dez lotes, entre cria, recria e engorda. Os últimos animais a receberem a dose devem ser as matrizes prenhas.

“Nós deixamos para fazer ao final as vacas paridas e prenhas que é um manejo um pouquinho mais complicado em que você tem que ter mais cuidado para evitar problemas de aborto, de quebra em bezerros novos. Você tem que ter um manejo bem cuidado”, relata o criador. (Fonte: G1)