Cientistas holandeses criam ‘carro’ do tamanho de uma molécula

Cientistas holandeses criaram um “carro” feito por apenas uma molécula manipulada em laboratório. Após ser colocada em uma superfície e alimentada com elétrons emitidos por um microscópio de tunelamento, a molécula pode ser deslocada como se fosse um veículo de quatro rodas. O invento foi descrito na edição desta semana da revista científica “Nature”.

Outros estudos já haviam provocado o movimento de moléculas, mas até agora os pesquisadores não tinham conseguido coordenar este deslocamento.

Agora, a equipe do pesquisador Tibor Kudernac conseguiu reproduzir características de um instrumento macroscópico e fez a molécula ser movida por um estímulo em uma única direção.

No experimento, os holandeses da Universidade de Groningen foram capazes até de fazer a molécula brecar. O efeito com obtido com um tipo de microscópio normalmente usado para alocar átomos. Desta vez, o aparelho foi ajustado para disparar elétrons, que estimulam a “molécula-carro” a se mover para onde os cientistas querem.

Fenômenos que exercem um papel importante no mundo macroscópico como a gravidade não são tão decisivos no universo atômico. Nesta escala, outras interações da natureza são mais influentes. (Fonte: G1)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags