Gestão Urbana impulsiona desenvolvimento das cidades brasileiras

Gestores ambientais, geógrafos, profissionais do direito, arquitetos, urbanistas, engenheiros, economistas, assistentes sociais, cientistas sociais, entre outros, se reúnem em torno de um objetivo comum: expandir habilidades para atender ao incremento de projetos de âmbitos Federal e Estadual, voltados para o Desenvolvimento Urbano e Ambiental.

Trata-se da realização do curso de pós-graduação ‘Direito à Cidade e Gestão Urbana’, desenvolvido pelo Instituto Ambiens de Pesquisa e Planejamento, que conta com a participação de especialistas – mestres, doutores e pós-doutores -, com experiência na gestão e no planejamento.

O objetivo do curso é dar suporte técnico e teórico à utilização de instrumentos de gestão municipal, bem como apresentar os aspectos conceituais e metodológicos para elaboração, revisão e implementação de políticas públicas setoriais vinculadas ao direito à cidade. No que tange ao meio ambiente, um dos quatro módulos que serão abordados, é dedicado ao tema. Para tanto, especialistas no segmento vão tratar, com base em projetos já implantados, de Ecologia e Política Urbana para a Gestão Ambiental; Instrumentos de Controle do Uso e Ocupação do Solo; entre outros.

O curso de especialização permite, ainda, o desenvolvimento de habilidades para atividades como a participação e coordenação em equipes multidisciplinares no campo das políticas urbanas e o tratamento e análise de dados socioeconômicos e territoriais.

Sob a coordenação do professor doutor da Universidade Positivo, Eduardo Faria Silva, o ‘Direito à Cidade e Gestão Urbana’ tem início dia 25 de Abril, na Universidade Positivo. “A proposta do curso é promover a reflexão com os agentes do planejamento que pensam sobre o espaço, o tempo e a complexidade das cidades plurais e precisam dar respostas eficientes sobre a gestão urbana”, enfatiza Eduardo Faria Silva.

“O propósito do curso é o de fornecer embasamentos técnicos e teóricos para as mais distintas áreas de profissionais que tenham interesse em aspectos da cidade e da gestão urbana. Além disso, visa a qualificar a atividade profissional de gestores públicos e consultores que atuam na formulação e gerenciamento de programas, projetos e políticas públicas municipais, estaduais e federais, voltadas às cidades”, finaliza o professor doutor, Faria Silva.

O curso ‘Direito à Cidade e Gestão Urbana’ é uma realização do Instituto Ambiens de Pesquisa e Planejamento, em parceria com a Universidade Positivo, e conta com um corpo docente formado por 15 profissionais. Ao Instituto coube a formatação integral do curso, do conteúdo ao corpo docente.

‘Direito à Cidade e Gestão Urbana’ além do Estatuto das Cidades – José Ricardo Vargas Faria, um dos membros do Instituto Ambiens de Pesquisa e Planejamento, ressalta um dos principais diferenciais do Curso. “Depois de quase uma década da implantação do Estatuto das Cidades a Ambiens dá um passo à frente e traz toda a experiência prática com a implementação de Planos de Mobilidade, Habitação e Diretores, em âmbito nacional para ser analisada. Com isso, o conteúdo do Curso vai além do que é proposto por outras instituições de ensino, já que estamos partindo da análise de experiências, sejam de sucesso ou de fracasso. Em ambos os casos há muito que aprender e não se pode mais ignorar esses resultados concretos ao pensar o planejamento urbano. Por isso esse curso é inovador”, analisa o engenheiro civil, doutor em Planejamento Urbano e Regional, e um dos integrantes da Ambiens. (Fonte: Instituto Ambiens de Pesquisa e Planejamento)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags
Ambientebrasil - Notícias located at 511/67 Huynh Van Banh , Ho Chi Minh, VN . Reviewed by 43 customers rated: 4 / 5