Debates marcam as comemorações do Dia Internacional da Mulher

O Jardim Botânico do Rio de Janeiro (JBRJ), instituto de pesquisa vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA), celebra o Dia Internacional da Mulher com uma vasta programação. Para começar, oferecerá entrada gratuita para todas as mulheres neste sábado (8) para visitação, das 8h às 17h. As visitantes poderão conhecer o parque e ver as coleções de bromélias, orquídeas, plantas medicinais, jardim sensorial, estufa de insetívoras e cactário, além de monumentos e edificações consideradas patrimônio histórico e cultural.

Durante toda semana acontecerão palestras e debates no Auditório da Escola Nacional de Botânica Tropical (ENBT), Rua Pacheco Leão, 2040, Horto (Rio de Janeiro). Todos têm entrada franca, mas para participar das oficinas é necessária inscrição prévia. Na terça-feira (11), haverá mesa redonda sobre as políticas públicas e a autonomia econômica das mulheres. Participarão a presidente do Jardim Botânico, Samyra Crespo, juntamente com Simone Schäffer, da Secretaria de Políticas para as Mulheres da Presidência da República, e Schuma Schumaher, da Rede de Desenvolvimento Humano (REDEH).

Oficinas - As comemorações prosseguem na quarta-feira (12) em roda de conversa com a terapeuta Neide Eisele, que fala sobre afetividade e saúde das 9h às 10h30. Na sequência, serão realizadas oficinas sobre os temas “Sentir-se bem é fundamental”, “Sucos que melhoram a saúde” e “Ações que aliviam a tensão”, todas coordenadas pela servidora Yara Britto. As inscrições devem ser feitas pelo e-mail colecaomedicinal@gmail.com ou pelo telefone (21) 2294-6590. O evento será na Coleção Temática de Plantas Medicinais, que fica no arboreto, ao lado do Parquinho Infantil.

Neste mesmo dia, às 19h, a cantora Leila Pinheiro interpretará canções sobre o feminino na música popular brasileira, no Galpão das Artes. A entrada é franca mediante doações de alimentos não perecíveis e de material escolar para o projeto social Pró-Florescer do JBRJ, iniciativa que atende adolescentes das comunidades cariocas em situação de risco socioeconômico, promovendo o resgate e a inclusão social.

Rede de mulheres – Na quinta-feira (13), das 9h às 12h, o espaço é reservado para discutir ações afirmativas e políticas de gênero, com a presença de lideranças do Jardim Botânico. Na ocasião, será homenageada a doutora Graziela Maciel Barroso (1912-2003), pesquisadora do JBRJ reconhecida internacionalmente.

O encerramento da semana será marcado por debate realizado em parceria com a Rede de Mulheres Brasileiras Líderes pela Sustentabilidade, iniciativa do MMA lançada para estimular ações de sustentabilidade em mulheres que atuam na liderança de instituições públicas e privadas. O debate ocorrerá na sexta-feira (14), às 9h, e terá como tema ações afirmativas de gênero na política e no setor público. Nilcéa Freire, da Fundação Ford, e Daniela Demôro, da Michelin, discutirão as cotas como ações afirmativas. A mesa também conta com a parceria da Fundação Ford e do Comitê de Gênero do JBRJ. (Fonte: MMA)

Esta entrada foi escrita emClipping e tags