Artista com cegueira de cores implanta chip para ‘ouvir’ as cores

Um artista com cegueira de cores recebeu um implante em seu crânio e afirma poder “ouvir” as cores. Segundo o jornal Daily Mail, Neil Harbisson usa um olho eletrônico externo há dez anos, ele captura a frequência da cor usando uma câmera e transforma cada cor em vibrações de sons – ele foi o primeiro a instalar este tipo de equipamento.

Conhecido como “Eyeborg” (cyborg de olho), o artista pediu para uma equipe de cirurgiões instalarem um chip em seu crânio e agora ele diz que pode perceber melhor as cores. O chip possui conectores wi-fi e bluetooth, com isso o artista pode ouvir as imagens enviadas de seu celular, sem olhar para elas.

Neil Harbisson é portador de Acromatose, uma síndrome rara que o deixa ver apenas em preto e branco. Nos Estados Unidos, Apenas uma em cada 30 mil pessoas sofre da doença. Ele instalou o chip durante uma série de operações em Barcelona (ESP), entre dezembro de 2013 e março de 2014. O artista mostrará o resultado da operação pela primeira vez no dia 17 de março. (Fonte: Terra)