Mutirão de limpeza contra a dengue é realizado em Juiz de Fora/MG

Vinte e três bairros da Zona Norte de Juiz de Fora receberam mutirões contra a dengue nesta segunda-feira (7). Caminhões da Prefeitura fizeram a coleta do lixo retirado das casas pelos moradores. Para recolher o material, foram necessárias várias viagens nos 34 caminhões usados na limpeza. Conforme informado pela sub-secretária de Vigilância em Saúde, Magda Ferreira, Juiz de Fora tem 152 notificações da doença, 55 casos positovos e 59 aguardando resultado.

O material recolhido foi levado para um depósito provisório, no Parque de Exposições, e, em seguida, transportado para o aterro sanitário. ” A maioria desse material pode se transformar em um foco gerador do mosquito que pode infestar toda a região. Retirá-lo contribui para a diminuição dos casos de dengue do município”, explicou o agente de endemias Juvenal Marques Franco. Na última semana, foram retirados cerca de 160 toneladas de entulhos de bairros da Zona Norte.

Os moradores também aproveitam para se livrar de tudo que não serve mais, mesmo daquilo que não é considerado um recipiente que pode servir de criadouro para o mosquito. “Solicitamos que sejam colocados para fora os materiais que podem acumular água, mas algumas pessoas aproveitam e colocam árvore, sofá, guarda-roupa. Isso não acumula água, mas se estiver do lado de fora, a acabamos recolhendo”, contou o agente de endemias.

De acordo com a sub-secretária de Vigilância em Saúde, Magda Ferreira, a quantidade recolhida na nesta semana deve ser maior do que na anterior. Ela informou que a próxima região a receber mutirão é a Sudeste e que, nesta segunda-feira, o carro de som começou a fazer a divulgação e os agentes a instruírem os moradores. Nessa região, os caminhões recolherão o lixo das 7h às 17h da próxima segunda-feira (14). “Encontramos casas fechadas e recusas e não estamos conseguindo retirar 100% dos focos”, afirmou. (Fonte: G1)