Nasa explica luz ‘misteriosa’ fotografada por Curiosity em Marte

Uma imagem de Marte fotografada na semana passada pelo robô Curiosity, da Nasa, levou a especulações entre o público leigo sobre a possibilidade de ela indicar a presença de “vida extraterrestre”. O jipe, que pousou em Marte em 2012 com o objetivo de explorar o planeta, registrou um ponto brilhante no horizonte marciano.

Mas a Nasa tratou de explicar, nesta quarta-feira (9), que a captação desse tipo de imagem é muito comum e que pode indicar ou a presença de raios cósmicos ou a luz solar refletindo na superfície de uma rocha.

“Em milhares de imagens que recebemos do Curiosity, vemos algumas com pontos luminosos quase toda semana”, diz Justin Maki, do Laboratório de Propulsão a Jato da Nasa e líder da equipe que construiu e opera a câmera de navegação do veículo.

Caso o brilho tenha sido provocado pela reflexão da luz do sol, a rocha deveria estar a uma distância de cerca de 160 metros do jipe, segundo estimativa da Nasa. A fotografia foi tirada depois de o veículo chegar a uma região de Marte chamada “Kimberley”, uma das áreas a serem exploradas pelo Curiosity. (Fonte: G1)