Cápsula Dragon chega à ISS com equipamentos

A cápsula não tripulada Dragon, da empresa privada americana SpaceX, chegou à Estação Espacial Internacional (ISS) neste domingo (20), em sua terceira viagem para transportar mantimentos e equipamentos ao complexo orbital.

A Nasa exibiu ao vivo o momento em que o braço robótico de 17,6 metros de comprimento da ISS capturou a cápsula às 11h14 GMT (8h14 de Brasília).

“Captura finalizada, felicitações a toda equipe”, disse o comandante japonês da ISS, Koichi Wakata, que coordenou a operação de controle do braço robótico ao lado do americano Rick Mastracchio.
“Estamos emocionados”, completou Wakata, sorridente.

A SpaceX lançou na sexta-feira (18) a cápsula Dragon a bordo do foguete Falcon 9, apesar do fracasso de 11 de abril de equipamentos de transmissão situados fora da ISS.

O fracasso provocou o temor de que, no caso de falha do computador principal, a Nasa não conseguisse controlar determinados sistemas fundamentais da ISS, como painéis solares e o de refrigeração.

Esta é a terceira das 12 missões de carga previstas pela Nasa. E a quarta visita da cápsula Dragon à ISS depois do primeiro voo de teste, que teve grande sucesso em maio de 2012 e que estabeleceu o primeiro acoplamento de uma nave espacial privada à estação orbital. Em outubro aconteceu a primeira missão comercial de carga. (Fonte: G1)