Centopeia morre ao comer cobra de “dentro para fora”

Uma herpetóloga (especialista em répteis e anfíbios) sérvia se deparou com uma situação curiosa na Ilha de Golem Grad, na Macedônia. Ela levou 10 segundos para entender que estava diante de uma centopeia, que havia sido engolida por uma jovem víbora e lutava pela vida. As informações são da NBC News.

Na foto, é possível ver a cabeça da centopeia saindo do abdômen do réptil. Na tentativa de evitar a morte, o animal optou por “comer a cobra de “dentro para fora” para abrir caminho para o exterior do organismo da serpente.

Após digerir os ossos da cobra, a centopeia usou sua própria pele como manto. “Descobrimos que apenas as paredes do corpo da cobra permaneceram; todo o volume de seu corpo foi ocupado pela centopeia”, contou o professor de biologia da universidade de Belgrado, que junto dos colegas, escreveu um breve relato sobre o caso.

Algumas espécies de centopeia podem ser muito ferozes e lutar de “igual para igual” com animais do seu tamanho. A centopeia gigante da Amazônia, por exemplo, caça e come morcegos.

A Ilha de Golem Grad é conhecida como a “Ilha das Serpentes”, já que é habitat de muitas víboras, lagartos e tartarugas. É comum víboras adultas serem vistas comendo pequenos roedores, enquanto as mais jovens se alimentam de centopeias.

Apesar de todo o esforço, a presa morreu. (Fonte: Terra)