GDF aumenta em 86% nº de agentes no Gama para ação antidengue

Agentes de saúde realizam até a próxima segunda-feira (12) uma ação de combate ao mosquito causador da dengue no Gama, no Distrito Federal. Entre as atividades estão orientação aos moradores sobre medidas de combate à doença e identificação dos focos do Aedes Aegypti. A região, que habitualmente conta com 46 servidores, receberá reforço de 40 agentes no período.

De acordo com a Secretaria de Saúde, também devem ocorrer apresentações teatrais em escolas para que os estudantes se tornem multiplicadores na ação. Além disso, no último dia da campanha, caminhões passarão pela região para recolher materiais que servem de criadouro do mosquito.

Dados – A Secretaria de Saúde informou que houve queda de 36,15% no número de casos de dengue de 2013 para 2014, comparando o período entre janeiro e abril. São 3.842 ocorrências neste ano, contra 6.017 no ano passado – que teria tido um pico no número de registros por causa do ciclo da doença.

As ações de prevenção à dengue em Brasília ocorrem de forma contínua nas regiões administrativas. A iniciativa conta ainda com fumacê, limpeza e desentupimento de esgotos, além do recolhimento de lixo e entulho. O Gama deve receber mais três aplicações do veneno.

No ano passado, a Secretaria de Saúde distribuiu kits educativos a 100 mil alunos do ensino fundamental e assinou um Termo de Cooperação com a Vivo para envio de 200 mil mensagens de alerta sobre a prevenção da dengue. Também foram desenvolvidas atividades em várias regiões do DF para estimular a conscientização da população. (Fonte: G1)