Nasce em MG o primeiro gorila em zoológico da América do Sul

A gorila Lou Lou, que vive desde o final de 2013 no Zoológico da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, deu à luz ao primeiro filhote de gorila da América do Sul. O nascimento aconteceu nesta madrugada, e tanto a mãe quanto o filhote passam bem.

De acordo com o presidente da Fundação Zoo-Botânica de Belo Horizonte, Jorge Espeschit, a gravidez das gorilas representa um feito importante do ponto de vista da conservação ambiental. “O nascimento de filhotes de gorila no Zoológico de Belo Horizonte reafirma nosso compromisso com a preservação da espécie. Após tantos anos de trabalho, é gratificante perceber que estamos no caminho certo”, conta.

Segundo o diretor do Jardim Zoológico, Gladstone Corrêa, os animais continuarão tendo acesso a todas as áreas do recinto, mas a tendência é que a fêmea se isole com seu filhote onde se sente mais segura. Além disso, nos primeiros meses de vida, o filhote fica agarrado ao ventre da mãe, o que dificulta a identificação do sexo.

Os visitantes podem contribuir para que todo esse processo transcorra da forma mais natural possível, fazendo menos barulho no local e seguindo as orientações dadas pela instituição.

“O nascimento do filhote é o coroamento do excelente trabalho da equipe”, ressalta Gladstone.

Assim como Lou Lou, Imbi, a outra gorila grávida que vive com o macho Leon, deverá ter seu filhote até o final de outubro. (Fonte: Terra)