Segunda turma do curso online A3P abre inscrições nesta segunda-feira

A segunda turma do curso online do programa Agenda Ambiental na Administração (A3P) abre as inscrições nesta segunda-feira (01/09). Serão oferecidas 1.500 vagas para gestores de órgãos públicos que desejam instituir o programa. As inscrições podem ser feitas pelo site da plataforma Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

O curso terá duração de 12 horas e será realizado em outubro. Ao final do curso, os participantes terão direito a um certificado de formação no tema, emitido pelo Ministério do Meio Ambiente (MMA). O programa A3P estimula a adoção de ações na área de responsabilidade socioambiental nas atividades internas e externas. Para facilitar a sua implantação, é disponibilizada no site do MMA uma série de cartilhas com informações sobre a adesão, os eixos temáticos e as metas.

A A3P visa incorporar os princípios da responsabilidade socioambiental nas atividades da administração pública. As ações vão desde a mudança nos investimentos, compras e contratações, passando pela sensibilização e capacitação dos servidores, gestão adequada dos resíduos e recursos naturais, até a promoção da qualidade de vida no ambiente de trabalho.

Parceiros – O programa conta hoje com parcerias nas esferas federal, estadual e municipal. Atualmente, 134 instituições possuem termo adesão assinado. A adesão dura quatro anos e depois é preciso renová-la. Para os órgãos que ainda não assinaram o termo de adesão, existe um canal de comunicação chamado Rede A3P que promove a troca de experiências de diversos órgãos. Mais de 472 órgãos fazem parte desta rede.

É o caso do Tribunal de Justiça do Rio Grande do Sul, que trabalha com ações de educação ambiental, gestão de resíduos e compras públicas sustentáveis, tais como: otimização do uso do papel com incentivo da impressão frente e verso, sugestões para a racionalização do consumo de material de expediente, água e energia. (Fonte: MMA)