Panda gigante ‘vai ao dentista’ para tratar dente quebrado nos EUA

A panda gigante Bai Yun, que vive no Zoológico de San Diego, nos Estados Unidos, costuma passar até 12 horas por dia mastigando bambu. Por isso, quando ela quebrou um dente, os veterinários tiveram que tratá-lo imediatamente.

O tratamento foi feito nesta quarta-feira (10). Primeiro, uma equipe de veterinários deu uma injeção para sedar a panda de 23 anos. Além de consertar o dente quebrado, os especialistas aproveitaram para fazer uma limpeza geral e tirar imagens de raio-X.

De acordo com o zoológico, o dente danificado foi um dos caninos inferiores. “Pandas gigantes usam seus dentes para mastigar e quebrar o bambu, rasgando o caule para procurar o colmo (parte interior e macia do bambu)”, afirmou a instituição, em seu site.

Durante o tratamento, a veterinária Meg Sutherland-Smith preencheu a parte lascada do dente com um compósito dentário e depois usou uma luz especial para fixar esse material.

“A doutora Sutherland-Smith observou que, originalmente, eles tinham algumas preocupações de que o canal do canino lascado tinha sido comprometido, mas ela ficou feliz de notar que ele não foi comprometido, e observou que o procedimento de restauração deve prevenir futuras deteriorações”, afirmou o zoológico. (Fonte: G1)