Meteorologistas detectam o maior tufão registrado em 2014

A tempestade Vongfong ganhou força na tarde desta terça-feira e se transformou no mais violento tufão registrado este ano pelos meteorologistas, informou o slate.com.

O fenômeno embala ventos estimados em 289 km/h e rajadas momentâneas mais rápidas do que um carro de corrida de Fórmula 1, que atinge até 354 km/h, de acordo com o Joint Typhoon Warning Center em Pearl Harbor, no Havaí.

Como resultado de seu surto de crescimento, as faixas espirais do Vongfong estão no momento absorvendo a umidade da Indonésia e do Oceano Índico, a milhares de quilômetros de distância.

Especialistas do JTW estimam que dentro das próximas 24 horas, o Vongfong fique ainda mais forte que o tufão Haiyan, registrado em 2013, e considerada a tempestade mais forte a se aproximar da terra firme. Até quarta-feira, os ventos da nova tempestade podem atingir até 370 km/h.

Mas, ao contrário do Haiyan, o tufão Vongfong deve permanecer no mar por pelo menos os próximos dois dias, antes de se aproximar do Japão neste fim de semana como uma versão muito mais fraca de si mesmo.

Mesmo assim, os efeitos sobre o país podem ser profundos já que a região de Tóquio ainda está se recuperando das intensas chuvas que caíram em apenas um dia – e que eram esperadas para dois meses – há pouco menos de uma semana. Ou seja, o Vongfong se aproxima de um Japão ainda devastado por inundações e deslizamentos de terra.

Enquanto isso não acontece, meteorologistas de todo o mundo admiram o raro fenômeno, ou como eles mesmos diriam, uma expressão quase perfeita da fúria da natureza. (Fonte: Terra)