OMS espera uma diminuição dos contágios de ebola em 2015

A Organização Mundial da Saúde (OMS) espera que a propagação do vírus ebola diminua “claramente” no começo de 2015, e também quer acelerar a aplicação de testes de detecção rápida, informou um alto encarregado do país.

“Estamos preparando o futuro, refletindo sobre como estaremos dentro de quatro a seis meses, quando o número de infectados começar, como esperamos, a cair claramente”, explicou o doutor Pierre Formenty, chefe da equipe para doenças emergentes da OMS.

“Não estamos dizendo que seja o fim”, advertiu o doutor Formenty sobre a epidemia que já matou cerca de 5.200 pessoas no mundo.

Em março do ano que vem, os três países mais afetados pelo ebola – Libéria, Guiné e Serra Leoa – só terão de cinco a dez casos por semana, segundo os cálculos mais otimistas de encarregados da OMS.

Para melhorar a detecção do vírus, a OMS garante ter recebido até agora quinze propostas para exames de diagnóstico rápido dos fabricantes. Segundo Formenty, o teste ideal deve ser “rápido, seguro e simples”. (Fonte: G1)