MMA promove palestra sobre contas econômicas ambientais da água

O Ministério do Meio Ambiente promove, na próxima sexta-feira (28), das 9 às 12 horas, a palestra Contas Econômicas Ambientais da Água como Subsídio para Políticas Públicas. As inscrições são gratuitas.

As 100 vagas oferecidas podem ser preenchidas pelos endereços de e-mail andreia.nascimento@mma.gov.br ou jhanis.anselmo.terceirizada@mma.gov.br ou pelo telefone (61) 2028-2125

Na oportunidade, Ricardo Martinez-Lagunes, consultor para o Banco Mundial e para o Banco Interamericano de Desenvolvimento na temática da água, falará sobre o panorama internacional e a experiência brasileira sobre o desenvolvimento das contas econômicas ambientais da água.

A palestra acontecerá no auditório do Edifício Marie Prendi Cruz, na 505 Norte, em Brasília. O evento conta com apoio da Agência Nacional de Águas (ANA) e da Comissão Econômica para a América Latina (CEPAL), da Organização das Nações Unidas (ONU).

O Sistema de Contas Econômicas e Ambientais da Água foi desenvolvido pela Divisão de Estatística das Nações Unidas para que os países possam organizar suas informações relativas a água em conformidade com os respectivos Sistemas de Contas Nacionais. Com isso, é possível comparar como anda a relação entre água e economia em diversas nações ao redor do planeta.

Assim, por exemplo, pode-se saber qual é a relação entre Produto Interno Bruto (PIB) e a quantidade de metros cúbicos de água utilizados para produção de tal riqueza. Este tipo de dado auxilia os gestores públicos na definição, no monitoramento e na efetivação de políticas públicas.

Entre 26 a 27 de novembro, no Jardim Botânico do Rio de Janeiro, o especialista mexicano estará no Seminário Internacional sobre Contas Econômicas Ambientais da Água, onde apresentará informações sobre o desenvolvimento das contas ambientais da água na região e seus desafios e oportunidades. O Seminário busca apresentar o uso das contas ambientais voltadas para o setor água no Brasil e no exterior. O encontro também visa discutir e propor subsídios e indicadores para a construção e o monitoramento de políticas públicas e para os futuros Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS).

O palestrante – Ricardo Martinez-Lagunes é engenheiro civil e sócio do Programa Internacional de Líderes em Ambiente e Desenvolvimento (LEAD). O consultor mexicano foi responsável na ONU pela implementação das contas econômicas ambientais da água. (Fonte: MMA)