Turbinas mais potentes do país para hidrelétrica são feitas em Araraquara/SP

Duas turbinas projetadas e fabricadas em Araraquara (SP) vão fazer parte de uma nova usina hidrelétrica no Brasil nos próximos anos. O equipamento, que será o maior já instalado no país em termos de potência, terá capacidade para produzir, por hora, energia suficiente para abastecer uma cidade com 500 mil habitantes no mesmo período. Além disso, essa é a primeira vez que um teste de turbina acontece no Brasil, graças a uma estrutura que simula o movimento das águas em uma barragem.

Uma versão menor da turbina será instalada na barragem de Sinop, no Mato Grosso. A original chega a ser 25 vezes maior. Ela foi projetada especialmente para uma hidrelétrica durante dois anos de trabalho. Somente o equipamento de testes custou cerca de R$ 13 milhões para a empresa que está desenvolvendo a turbina.

“Antigamente, esse teste era feito na Europa e pela primeira vez, depois desse laboratório, a gente pode fazer testes testemunhados pelo cliente em território brasileiro”, contou o presidente da empresa, Sérgio Parada.

O engenheiro da hidrelétrica, Fernando Samico, também aprova a realização de testes no país. “Facilita a comunicação, porque estamos trabalhando com pessoas que falam a mesma língua que nós. E o transporte é muito mais fácil”, disse.

Após 15 dias de testes, a turbina foi aprovada e passa para a etapa de fabricação. Duas delas serão instaladas na barragem de Sinop com previsão de funcionamento para até 2018. (Fonte: G1)