Testes para lançamento do satélite Cbers-4 são concluídos na China

Os testes no satélite sino-brasileiro Cbers-4 foram concluídos com sucesso nesta quinta-feira (5) na base de lançamento na China. A etapa é a última antes do envio do equipamento ao espaço, programado para a madrugada de domingo (7) a partir da base de Taiyuan.

As informações são da Agência Espacial Brasileira (AEB). Segundo o órgão, o teste é padrão para o lançamento de satélites e simula as atividades antes do envio do Cbers-4 ao espaço. A simulação feita por engenheiros e técnicos dos dois países levou mais de 5 horas na quinta. Desde domingo (30), os equipamentos vem sendo testados.

Foram feitas checagens de sistemas de rastreamento elétrico, de combustível, câmeras, telemetria – monitoramento de dados à distância – e pressão. O Cbers-4 foi acoplado ao lançador no dia 1º na base que fica a 700 quilômetros de Pequim.

O lançamento do satélite na China será acompanhado por cerca de 20 brasileiros, entre engenheiros, técnicos e especialistas, além do ministro da Ciência e Tecnologia, Clélio Campolina Diniz, e do diretor do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe) de São José dos Campos Leonel Perondi. O Inpe foi o responsável nacional pela produção do equipamento.

O lançamento também poderá ser acompanhado por interessados por meio da internet, ao vivo.

Cbers-4 – O satélite é o quarto construído em parceria com o país asiático e teve o lançamento adiantado após o fracasso na tentativa de enviar ao espaço o Cbers-3, em dezembro passado. Inicialmente, o Cbers-4 só seria lançado em 2015.

O Cbers-4 terá o mesmo formato e mecanismos do Cbers-3, com modernização da tecnologia das câmeras de observação da Terra, segundo a AEB. (Fonte: G1)